Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oxumaré

 oxumar
OXUMARÊ
Oxumarê É a Divindade que está assentada no pólo negativo do Trono do Amor.

É um Orixá Cósmico que atua na vida dos seres para absorver, diluir e corrigir os desequilíbrios no campo do amor e que, ao mesmo tempo, irradia Energias de renovação.
Seus principais Fatores são o Diluidor e o Renovador, pois a Energia de Oxumarê se movimenta por meio de uma onda dupla: uma onda dilui as negatividades dos seres e a outra onda, simultaneamente, os renova.
Essa onda dupla é simbolizada por duas serpentes entrelaçadas num eixo vertical. E aqui surge um dos Mistérios de Oxumarê: o Mistério Cobra ou Serpente. Mas esta “serpente” não se refere ao animal, ao réptil, na verdade ela representa a kundalini, um tipo de Energia que circula no chakra básico. Por outro lado, a serpente é associada à sexualidade, e isso precisa ser mais bem analisado.

A Energia kundalini não é apenas uma energia sexual ou para o sexo. Ela é mais que isso. A kundalini é a Energia da alegria, da satisfação, do prazer de viver- o que certamente pode englobar a sexualidade, mas vai além desse aspecto.
A Energia de Oxumarê tem as qualidades da Energia kundalini e daí vem o fato de Oxumarê ser associado à sexualidade, às vezes até de forma equivocada. Vejamos como atua a Energia de Pai Oxumarê, que tem características da Energia kundalini.

Sabemos que o corpo humano tem 7 chakras principais: coronário, frontal, laríngeo, do coração, esplênico, umbilical e básico. Estes chakras absorvem as Energias Divinas que são vitais para nós e as irradiam para os nossos demais centros energéticos (chakras menores, meridianos etc.), garantindo o equilíbrio e a saúde dos nossos corpos espiritual, mental, emocional e físico.
Pois bem.
A kundalini é a Energia Divina que entra pelo chakra básico. É “a serpente que dorme no chakra básico” e que, ao ser despertada, sobe pela coluna e vai passando pelos demais chakras, num movimento que lembra o da serpente, até chegar ao chakra da coroa. As energias do chakra básico nos dão vitalidade, capacidade de iniciativa; despertam em nós a vontade de fazer, de realizar, de estar presente; dão-nos a capacidade do saber relacionar-se com o mundo. É a chamada Energia terra/céu.
Mas nós recebemos outro tipo de Energia, que entra pelo chakra da coroa e desce para os demais chakras, até chegar ao básico. Essa Energia nos liga ao mais Alto, por meio da Fé, e nos faz buscar transcender as questões meramente materiais. É a Energia céu/terra.
Essas duas Energias se movimentam num eixo magnético vertical que vai do topo da cabeça ao chakra básico, elas descem ao longo da coluna vertebral e alimentam os demais chakras, juntando-se às energias específicas de cada chakra. Dão a sustentação “pela terra” e “pelo céu”.
As energias do chakra básico e as da coroa se encontram no chakra do coração, situado exatamente no meio dos 7 chakras principais. Ali elas são harmonizadas e dali são distribuídas para os demais centros energéticos. Diz o ditado: “o equilíbrio está no meio”... Portanto, o coração bombeia o sangue e também essas Energias, inclusive a kundalini, para todo o nosso corpo. Assim, quando alimentamos sentimentos de amor e de alegria de viver, nós ficamos plenos do equilíbrio das Energias terra/céu e céu/terra. Mas se nos entregamos às mágoas, às decepções e tristezas, nós bloqueamos o chakra do coração e também a livre circulação da kundalini, e enfraquecemos. Por isso se diz que o Amor cura tudo...
Como Trono Masculino do Amor, Pai Oxumarê nos ampara e auxilia em todas as dificuldades no campo do amor, da afetividade no geral e do relacionar-se com o outro; inclusive nas dificuldades referentes à sexualidade. Quando alimentamos ódio, ciúmes, ressentimentos e mágoas, ou dificuldades no campo da sexualidade, por exemplos, podemos pedir a Ele que dilua esses sentimentos negativos e renove o nosso íntimo, curando esses bloqueios indesejáveis. Pois o Divino Oxumarê é também um dos Orixás que compõem o Sagrado Trono Medicinal ou da Cura (ao lado dos Amados Pais Oxalá, Oxóssi, Obaluayê, entre outros).
As “serpentes” de Oxumarê (sua onda dupla) têm relação com a sexualidade neste sentido

de equilíbrio: quando nos relacionamos por Amor, o nosso coração ajuda a bombear a kundalini, fazendo-a subir dos dois lados, como duas “serpentes” que se entrelaçam e nos envolvem com as Energia terra/céu (vitalidade, impulso, estímulo, alegria, prazer) e as Energias céu/terra (Fé, autoconfiança, autoestima, integração com o Todo, entusiasmo, êxtase, iluminação). A energia sexual não é apenas para o sexo, é também para todas as atividades criativas e de expansão da consciência.
A onda dupla de Oxumarê lembra o caduceu, símbolo da Medicina e que também aparece nas mãos de Mercúrio. O caduceu é um bastão com duas serpentes entrelaçadas, representando a complexidade do ser humano.
Pai Oxumarê é também considerado o Senhor do Arco-Íris. E aqui temos mais um dos Seus Divinos Mistérios: o Mistério das Cores. Pois o fenômeno do arco-íris revela as 7 cores contidas na luz branca do sol.

O arco-íris surge num dia de sol e chuva forte, aparece logo após a chuva. As 7 cores da luz solar se refletem primeiro no interior das gotas de água da chuva que evaporaram com o calor do sol, e dali elas se refletem no céu, ficando então visíveis aos nossos olhos. Esse fenômeno também simboliza o bem-estar e a alegria que sentimos pela renovação da atmosfera, depois daquela chuva forte.
Num dia de sol e chuva, podemos observar uma cachoeira: quando a água da cachoeira cai, com aquele vapor em torno dela, e a luz do sol bate nas gotas de água suspensas no ar, forma-se o arco-íris, e as 7 cores ficam visíveis no céu.
A cachoeira, nesse ponto em que as águas caem e formam vapor, é um dos pontos de força de Oxumarê. Pois é Oxumarê quem dá cores à Vida e a toda a Criação. Ele é o Senhor do Arco-Íris Divino, que ilumina e renova toda a Criação, “depois de uma chuva forte”, isto é, depois da dificuldade. Isso também pode ser entendido da seguinte forma: quando uma pessoa está triste, desiludida e amargurada, a vida lhe parece sem brilho, fica cinzenta; já quando a pessoa está amando, ela vê alegria e cor em tudo. E assim atua o Divino Pai Oxumarê: diluindo nossas mágoas e tristezas, para nos renovar e reequilibrar, devolvendo o brilho das cores à nossa vida. Ele é o Senhor das 7 cores do Arco-Íris Sagrado. Ele nos renova o íntimo e traz “as cores da Vida” que não estávamos percebendo. Ele é o Grande Renovador das nossas vidas.
Ainda dentro do Mistério das Cores, Oxumarê rege a Linha de Trabalho das Crianças, pois a criança representa o renascimento, a renovação da vida, a pureza, a alegria etc. Num sentido mais espiritualista, leva-nos ao resgate da nossa “criança interior”.

O Orixá Oxumarê é a Renovação contínua, atuando nas nos 7 Sentidos da Vida:
° No Sentido da Fé: renovando a fé e a religiosidade dos seres;
º No Sentido do Amor e da concepção: renovando o amor e a sexualidade dos seres;
º No Sentido do Conhecimento: renovando os conceitos, teorias e fundamentos;
° No Sentido da Justiça: renovando os juízos (padrões de valores, avaliações);
° No Sentido da Lei: renovando as ordenações que acontecem de tempos em tempos;
° No Sentido da Evolução: renovando as doutrinas que aperfeiçoam o saber e aceleram a evolução dos seres;
° No Sentido da Geração: como a renovação da criatividade, ou como o próprio reencarne.

O livro “Lendas da Criação” destaca a interessante “união” ou atuação conjunta dos Orixás Iansã e Oxumarê: Mãe Iansã atua para dar movimento e direcionamento à Criação, enquanto Pai Oxumarê dá ritmo e cadência a esses movimentos. Ela nos direciona e movimenta no caminho da Evolução. Ele impõe ritmo e cadência aos nossos movimentos, diluindo nossos desequilíbrios e renovando os nossos passos, para nos manter em sintonia com o Movimento Perfeito da Criação.
Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida. Assegura a comunicação entre o mundo sobrenatural, os antepassados e os homens, e por isso é associado ao cordão umbilical. Garante a comunicação entre o céu e a terra e leva a água dos mares para o céu, para que a chuva possa formar-se. É o arco-íris, a grande cobra colorida. A cobra é d’Ele, e por isso no Candomblé não se mata cobra.
Para alguns, Oxumarê seria “homem e mulher”, seis meses homem e seis meses mulher. Mas na Umbanda acreditamos que isso se refere a um ciclo que Ele representa: o ciclo da Vida, pois da junção entre masculino e feminino é que a Vida se perpetua. Oxumarê é duplo, mas no sentido de que exprime a união dos opostos, que se atraem e permitem a manutenção do Universo e da Vida. Sintetiza também a duplicidade do ser, que é mortal no corpo e imortal no espírito.
Na Umbanda, Oxumarê é cultuado como Trono Masculino do Amor. Portanto, é um Orixá Masculino. Como Divindades de Deus, os Orixás estão além não dos valores e conceitos (e preconceitos) humanos sobre sexualidade ou sobre qualquer outro tema.

LENDAS

Todos os dias Oxumarê passava em frente ao palácio de Xangô exibindo a beleza de seus trajes e a riqueza de seus adornos em ouro. O rei olhava admirado e desejava muito ter um contato mais próximo com o jovem, porém conhecia sua fama de não deixar ninguém se aproximar. Resolveu então preparar uma armadilha e para isso mandou que simulassem uma audiência real e chamassem Oxumarê afirmando que era uma ordem para todos os moradores do reino. Obediente ás ordens de seu soberano, Oxumarê compareceu pontualmente no dia determinado. Lá chegando estranhou que estivesse tão vazio já que a ordem tinha sido a todos os súditos, pensou em voltar atrás, imaginando que poderia ser um truque. Mas era tarde, os soldados já o estavam encaminhando a sala do trono. Ao aproximar-se do rei prostrou-se ao chão, como era hábito, ao erguer a cabeça percebeu um gesto brusco de Xangô dirigido aos soldados que imediatamente passaram a fechar todas as portas e janelas da grande sala. Percebeu que realmente fora enganado olhou em torno e não viu condições de fuga. Xangô levantou-se e dirigiu-se ao rapaz tentando tomá-lo nos braços. Oxumarê passou a se esquivar sempre procurando uma maneira de escapar. Corria de um lado a outro sem conseguir achar nenhuma saída ou mesmo um lugar onde pudesse se esconder. Tomado pelo desespero elevou o pensamento a Olorum em respeitoso pedido de ajuda. Olorum, sensibilizado pela prece do rapaz transformou-o em uma serpente no instante em que era apertado pelos fortes braços do rei. Este, tomado de susto e nojo largou imediatamente a cobra que sinuosamente atravessou o corredor do salão e saiu por uma fresta da grande porta de entrada. Foi assim que Oxumarê livrou-se do assédio de Xangô. Muito tempo depois, quando ambos foram feitos orixás, Oxumarê ficou encarregado de levar água do mar para o palácio de Xangô, no Orum (céu). A essa tarefa Oxumarê se dedica exemplarmente até hoje, mas Olorum determinou que nunca mais Xangô pode aproximar-se dele.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXUMARÊ
São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo na sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e na busca de novas alternativas para o futuro, para cumprir o seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes. São pessoas magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar.
São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar as suas riquezas.
São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém. Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.
São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los.
A dualidade do Orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo ao outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumarê, o Orixá do Movimento.

No Positivo: Tendem à renovação e à mudança, vivem rompendo com o passado e na busca de novas alternativas para o futuro. Pacientes e obstinados na luta pelos seus objetivos, não medem esforços para alcançá-los. São extrovertidos, alegres, amáveis, criativos e curiosos.
No Negativo: Tornam-se apáticos, infelizes, fechados, sombrios, com tendência à autopunição.
Aspecto Físico: Costumam ser magros, ativos, ágeis, de olhos atentos e salientes, difíceis de encarar.

QUANDO OFERENDAR OXUMARÊ

Para renovar qualquer sentido de nossas vidas, para descartar o antigo e trazer o novo, seja uma postura, uma situação, um sentimento, etc...
DIVINDADES ASSEMELHADAS:
Oxumarê é muito associado a DAN, Divindade da cultura Banto, também chamada de “a Serpente de Dan”.

Também tem Qualidades semelhantes a:
EROS- Divindade grega, que é o CUPIDO dos romanos: com suas tochas inflamava os desejos e atirando flechas insuflava o amor;
KÂMA- Divindade hindu representada por um adolescente com arco e flechas, Senhor do amor e do desejo;
HEINDAL- Divindade nórdica da luz e guardiã da ponte do arco-íris;
ANGUS ÓG- Divindade celta cujo nome quer dizer: deus jovem. Divindade do amor e da juventude, lançava beijos pelo ar que alcançavam os apaixonados e se transformavam em aves delicadas.

TRONO
Trono Masculino do Amor
Mineral/Aquático
Linha:Amor
Fator:Renovador, Agregador
Essência:Flores cítricas.
Mineral/Aquático
Elemento:Água em movimento constante
Polariza com:Oxum
Cor:azul turquesa; azul claro; furta-cor; ou as 7 cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, índigo e violeta)
Fio de Contas:Fio de contas coloridas com suas cores ou longos colares de búzios, enfiados de maneira a parecer escamas de serpente.
Ferramentas :ibiri, espécie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeiras.
Ervas:Graviola (poder renovador); Damiana (poderosa condensadora de energias); Artemísia (renovadora da Fé e ativadora da sensibilidade); Angico, Buchinha do Norte, Dandá, Espinheira Santa, Orégano, Urucum, Valeriana, Picão Preto, Açafrão Raiz, Angélica Raiz, Carapiá, Carqueja Amarga, Chapéu de Couro, Gengibre, Guaraná Semente, Hibisco Flor, Imburana Semente, Manjerona, Marapuama, Dente-de-leão, Bálsamo, Catinga de Mulata, Serralha, Pinhão Branco, Peregum Rajado (ou Dracena), Umbaúba, Milho, Pacová (Fonte: Adriano Camargo). Outras ervas: Folhas de Abacateiro, Cavalinha, Folhas de Maracujá, Folhas de Louro, Colônia, Macaçá, Agrião, Dinheiro em Penca, Manjericão, Calêndula, Erva de Santa Luzia, Jasmim, Erva Cidreira, Camomila, Arnica, Trevo azedo ou grande, Chuva de Ouro, Erva Santa Maria.
Simbolos:Serpente, Arco-Íris.
Ponto na Natureza:cachoeiras ou rios com correntezas fortes
Flores:Flor do campo coloridas, hortênsia, miosótis, rosas de cor champanhe
Essências:Flores citricas
Pedras:fluorita multicolorida, turmalina melancia, opala, quartzo azul claro. Dia indicado para consagração das pedras: sábado. Hora indicada: 18 horas
Metais e Minérios:Latão - antimônio  - Dia indicado para a consagração: 6ª-feira. Hora indicada: 14 horas
Saúde:coração, sangue, nervo vago e sistema circulatório
Planeta:Venus
Dia da Semana:Terça Feira
Chacra:cardíaco
Saudação:"Salve nosso Pai Oxumarê!" - Resposta: "Arrobobô, meu Pai!" (ou então: "Salve!").
Bebida:água mineral; água de rio; champanhe rosê
Animais:Cobra
Comidas:banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces. Geralmente oferendamos duas frutas de cada tipo, ou então em números pares, em razão do simbolismo ligado à onda dupla de Oxumarê e ao sentido da união e da atração de energias. Não se costuma utilizar laranja azeda e frutas ácidas.
Números:14
Data Comemorativa:24 de agosto
Sincretismo:São Bartolomeu.
Incompatibilidades:Sal, Água Salgada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário