Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

EXU




Exu tem duas formas de gerar energia.
1ª Gerar em si – Ele gera um fator, um magnetismo, uma vibração, uma energia e uma onda eletromagnética que é só sua.
2ª Ele é quem gera suas qualidades, atributos e atribuições às quais irradia o tempo todo e quem desejar possuí-las basta absorvê-las para passar a tê-las em si.Ele gera o fator vitalizador com o qual qualifica e fatora os seres gerados por Deus na sua onda viva divina vitalizadora.
Existem exus que são denominados Exus Naturais, são gerados por Deus e são distinguidos desde sua geração com a qualidade e o fator vitalizador,ao qual geram e irradiam naturalmente,distinguindo-se dos Orixás,mais que estão ligados e trabalham para eles.Exu é em si uma qualidade e um fator cósmico do Divino Criador Olorum,que o gerou em Si e o tornou um dos Seus mistérios divinos cósmicos tornando exu uma divindade cósmica unigênita é  em si a divindade de Olorum que tanto gera de si,quanto em  si a sua qualidade e favor vitalizador.Existem vitalizadores da Ordem,Fé,etc.
Evocações de exus são divididas em dois:
1ªEvocação mágica ->É aquela em que exu é evocado no ponto de força natural onde deve ser oferendado.Exu fará exatamente o que lhe ordenarem.
2ªEvocação religiosa ->É aquela em que exu é firmado e evocado em sua tronqueira ou assentamento, feito do lado de fora do templo, mas com a função de guardar seu espaço exterior,assim como a de vigiar as manifestações que acontecem durante os trabalhos espirituais realizados em nome dos Orixás.Exu só fará o que quem o evocou for merecedor.
Exu não gera em si o tormento, ele gera em si a confusão para qual usa nas pessoas atormentadas,para que ela em si saia do negativismo(lei do quem merece recebe,quem deve paga).
Na dimensão natural de Exu não existem seres do fogo, da água,da terra,do ar,dos minerais,dos vegetais ou dos cristais,mas sim seres que geram em si o fator vitalizador e que desenvolvem certas faculdades:cada um tornando-se vitalizadores dos elementos fundamentais que geram os elementos citados acima,assim se tornam o exu dos cristais e etc. Exu gera em si o fator vitalizador,e que tanto pode vitalizar quanto desvitalizar os seres gerados naturais de outros fatores(qualquer ser humano,mesmo que não seja médium).
Linhagem de Exus
Naturais:
Exu do Tempo ou Cristais ->Fé->Religiosidade =Oxalá->Oyá.
Trono da Fé qualidade e magnetismo e mistério cristalizador.
Vitalizador da religiosidade, irradiador da fé.

Exu do Mineral ->Amor->Concepção=Oxum->Oxumaré.
Trono do Amor qualidade e magnetismo e mistério agregador.
Vitalizador da concepção dos seres, irradiador do amor e da concepção dos seres.

Exu do Vegetal ->Conhecimento->Expansão->Oxóssi,Obá.
Trono do Conhecimento qualidade expansora do magnetismo e mistério expansor do raciocínio.
Conhecimento do Raciocínio dos seres.

Exu do Fogo ->Justiça->Equilíbrio=Xangô,Egunitá.
Fator vitalizador tendo nele sua qualidade original.
Trono Ígneo ou Justiça qualidade, magnetismo e mistério equilibrador.
Regentes da Irradiação da Razão e Equilíbrio dos seres.

Exu do  Ar ->Lei->Ordenação=Ogum,Iansã.
Fator imantado como vitalizador,tem sua qualidade original.
Trono Eólico ou da Lei qualidade,magnetismo,mistério ordenador.
Vitalizador do discernimento dos seres Regentes da irradiação da Lei,Ordenação,Direcionamento dos seres.

Exu da Terra ->Evolução->Transmutação=Obaluayê,Nanã Buruquê.
Trono Telúrico ,Evolução,Transmutação,magnetismo e mistério evolução dos seres.
Vitalizador da Evolução e Transmutação constante dos seres.

Exu da Água ->Geração->Criatividade=Yemanjá,Omulu.
Trono Aquático,Geração magnetismo e mistério geracionista e criativista.
Vitalizador com sua qualidade original,irradiam geração,criatividade nos seres.

Esses são os exus das linhagens de Orixás sendo eles criados a partir do Elemental de cada Orixá,tornando-se um Exu Puro ,existindo somente 7 linhagens deles,que são os chamados Exus Guardiões dos orixás Planetários ou Tronos regentes das irradiações divinas emanadas por Orolum,essas linhagens são puras por causa dos fatores do Orixás que alem de puras abriram e qualificaram seus domínios para que eles atuassem como vitalizadores ou desvitalizadores dos seres de suas sub-regência.Todo filho de uma certa entidade tem a sua esquerda um exu natural guardião regido pelo trono do Orixá.Seus tronos são assentados na dimensão natural de exu,dando assim origens as outras linhagens de Exus na dimensão humana.Eles são os agentes cármicos naturais dos seres,sempre que este se desvirtuam-se em algum dos sete sentidos da vida,e nunca incorporam.Sua forma de trabalho com seus filhos é com quiumbas(desvitalizarão e confundirão) e pessoas interpostas(vitalizarão e redirecionarão),todo ser humano tem esse exu,mais somente médiuns recebem a atuação direta.Esses exus são ligados aos 14 orixás, sendo que cada um natural não é incorporante ,tem seus enviados(este são incorporantes).

Exu de Trabalho: É aquele que incorpora nas ingiras do templo,têm correlação com os Orixás anjuntós ou juntos,que são os orixás equilibradores do Orixá de frente.O exu de trabalho está ligado ao exu natural tendo assim um orixá ao qual é ligado.
Exu Guardião: Têm correlação direta com os orixás Ancestrais e raramente incorporam nos médiuns cujas guardas lhes foram confiadas.
Exu de Lei:Servem a lei da Umbanda ,são regidos por princípios religiosos rigorosíssimos,seus campos de atuação são mais amplos,no entanto são mais “arriscados”porque entram nos carmas das pessoas que lhe pedem ajuda,atuam religiosamente ou magisticamente.
Exu Pagão:É aquele que não sabe distinguir o bem do mal,trabalha para quem pagar mais,não é confiável pois se pego pelas falanges do bem ou da lei,é castigado e volta-se contra quem o mandou.(usado como quiumbas,para fazer trabalhos contra alguém).
Exu  Batizado:É todo aquele que conhece o bem e ou mal,praticando os dois conscientemente,são os capangueiros ou empregados das entidades,á cujo serviço evoluem na pratica do bem,porem conservando suas forças de cobrança(evoluindo vão subindo de níveis).
Exu Coroado:É aquele que apos grande evolução como ‘‘empregado’’das entidades do Bem,recebem por mérito,a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas:pretos Velhos,Caboclos(mais raros),Boiadeiros.
Exu  Exunizado:São seres que recebem o mistério de exu para cumprir seus deveres,geralmente são exus que já encarnaram e se desvirtuaram do caminho a eles destinados,ou seres naturais caídos,ambos tendo a chance pela lei maior de repararem seu erro ajudando as outras pessoas.Vivem nos tronos cósmicos negativos e só saem quando são chamados pelos médiuns ou quando o chefe da falange chamar,embora pode-se não levar o mesmo nome do senhor da falange,sempre trabalha para um.Estão ligados diretamente aos exus naturais.
Para se saber quem qual linhagem ou orixá está ligado o exu de trabalho devemos analizar em que linhagem intermediaria natural ele está. Analiza-se em que tela telúrica ele está. Ex:
Exu Sete Porteiras:
Exu=fator vitalizador
Sete=sete irradiações
Sete irradiações=Trono das Sete Encruzilhadas
Porteira=passagens
Passagens=níveis vibratórios
Níveis vibratórios=evolução
Evolução=Obaluaiyê
              
Um exu pode estar assentado em um campo ,mais pode também atuar em outro,como é o caso de um exu assentado no Campo Santo(Omulu) e atuar também na água(Yemanjá).
    

Fatores
Sentido da Vida
Orixá

Elemento
Cristalino
 

Oxalá(+)

Cristal Tempo



Oyá(-)

Tempo Cristal
Mineral
 Amor

Oxum(+)

Mineral




Oxumaré(-)
Tempo Mineral
Vegetal
 Conhecimento
Oxóssi(+)

Vegetal




Obá(-)

Terra Vegetal
Ígneo
 Justiça

Xangô(+)

Fogo




Egunitá(-)
Fogo

Eólico
Lei

Ogum(+)

Fogo-Ar




Iansã(-)

Ar

Telúrico
Evolução

Obaluaiyê(+)
Terra Água



Nanã(-)

Água Terra
Aquático
 Geração

Yemanjá(+)
Água




Omulu(-)

Terra



Os guardiões da lei atuam em 3 graus:
1º Referente aos princípios da Luz(alto)
2º Referente aos princípios das Trevas(embaixo)
3º Referente aos princípios humanos(meio)
Esses 3 aspectos servem tanto pros guardiões da lei na luz,quanto para os guardiões da lei nas trevas.Todos obedecem esse mesma hierarquia e seus falangeiros também(incorporantes em médiuns).

O aspecto ‘‘Exu’’ abarca um universo negativo muito maior que o carma,ele antes de mais nada,e acima de tudo,é guardião do lado negativo dos pontos de focas da natureza regidos pelos Orixás Sagrados.Só em função desta sua atribuição principal é que Exu interfere na ‘‘vida’’,o contrário já não é verdade,pois tanto as hierarquias da Luz quanto das Trevas só podem ‘‘velar’’ a vida,nunca interferindo no livre-arbítrio dos seres humanos ou contrariando as deliberações assentadas nas sociedades materiais.Exu tem um limite que deve respeitar,e caso ultrapasse seus limites imediatamente é punido pelos Guardiões da lei que atuam num nível superior dentro das hierarquias.Exu não é agente cósmico universal,isso o colocaria acima da lei,quando exu na verdade trabalha para a lei,ele quem é responsável a atuar quando devíamos nossas condutas perante a lei,mais pode assumir funções paralelas enquanto executa uma certa função.Um crime cometido por um umbandista seja em que aspecto for será punido por um Exu executor(função agregada aos guardiões do lado negativo dos pontos de forças da natureza,guardiões estes ligados diretamente aos Tronos Regentes da Natureza).Todas as religiões tem seu pólo negativo e positivo.Todos os exus fora o exu natural já viveram no plano material.Exu nada mais é que a força que atua sobre o negativo de qualquer pessoa com o dom ancestral místico de incorporação oracular,ou seja,os médiuns.Exu só age se é invocado,ele trabalha através do que pedimos,não adianta pedir um coisa com o coração e outra com a boca,exu é trabalha pela fala de quem o está consultando,ele só trabalha se recebe algo em troca,seja bebida,cigarro ,ou o aprendizado do médium,por tanto ele se exume de culpa pela ação,quem pagou é que é o culpado caso o ativou para a maldade.Um guia de luz age onde ele acha necessário,um exu age quando lhe pedem e pagam ,ai está sua neutralidade.Exu toma a defesa do médium se alguém o prejudicar.
A lei Maior condena que faz mal uso da magia com o confinamento eterno ao nono grau descendente(inferno cristão)e quem toma conta desse lugar nada mais é que exu ,muitas vezes o próprio exu de lei do médium é que tornasse o carrasco dele,como na dimensão de exu não existe misericórdia ,ele executa todos os castigos,dores e sofrimento que a pessoa cometeu com seus semelhantes,deixando também que outros o façam se o médium deve para mais de um exu,o tempo de sofrimento para cada exu é de 100 anos(lei do carma e ação e reação).Somente quando vem ao mundo terrestre é que ele passa a ter compaixão e misericórdia.Um exu não combate um mentor de luz ambos atuam sob a mesma lei,é preciso separar Exus de demônios infernais,Estes se apossam do mental,tanto de quem é médium quanto de quem não é.A eles não importa a religião da pessoa,mas tão somente que abra uma porta para sua ação maligna,para que possam trazer a dor e a miséria(um demônio infernal luta para apagar toda a luz da face da terra),exu é apenas o executor da Lei,e está submetido às leis da natureza.
*Se alguém solicitar,ritualmente,ajuda a alguma hierarquia negativa,e for,atendido,não tenham dúvidas:poderoso processo energo-magnético será ativado e só será desativado quando o pedido for atendido ou quando acontecer de outra linha de forças interferir e desativar o processo ali ativado.
*Exu está ligado a esquerda do seu médium na mesma linha vibratória do seu caboclo e ambos tem algo em comum,a diferença é que um está no positivo e outro no negativo,mais sempre atuam juntos.

Classificação Pelos Pontos de Vibração dos Exus

Exus do Cemitério:
São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaiê. Durante as consultas são sérios, reservados e discretos, podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza (descarregando) o consulente. Alguns não dão consulta, se apresentando somente em obrigações, trabalhos e descarregos.

Exus da Encruzilhada:
 São Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também participam em obrigações, trabalhos e descarregos.  Alguns deles se aproximam muito (em suas características) dos Exus do cemitério, enquanto outros se aproximam mais dos Exus da estrada.

Exus da Estrada:
 São os mais "brincalhões".  Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente.  São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. 


Organização E Hierarquia Dos Exus:

Os Exus, estão também, divididos em hierarquias. Onde temos desde Exus muito ligados aos Orixás até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.
Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus e a divisão está formada "de cima para baixo" :

Terceiro Ciclo
Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.
Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Coroados. São aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Pouco são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal.  São os guardiões chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus carmas.

*Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião
*Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.
*Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.

Segundo Ciclo
Contém o Quarto Grau.
Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Cruzados ou Batizados. São subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal.  São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.

 Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinados a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.
 
Primeiro Ciclo
Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.
Temos dois tipos de Exus neste ciclo :
*Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.
*Exus Pagãos (Quiumbas) - São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira intensiva  pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.São quiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus.
O campo de atuação dos Exus Pagãos, é as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.

*Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna.
*Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna.
*Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função.

Os Exus, em geral, não são bons nem ruins, são apenas executores da Lei.
Ogum, responsável pela execução da Lei, determina as execuções aos Exus.

7º Grau






7 - Chefes de Legião
Exus Coroados

6º Grau





49 - Chefes de Falange

5º Grau




343 - Chefes de Sub-Falange
Exus Cruzados ou Batizados

4º Grau



2401 - Chefes de Grupamento
3º Grau


16807 - Chefes de Coluna
Exus Espadados e Pagãos

2º Grau

117649 - Chefes de Sub-Coluna

1º Grau
? - Integrantes de Coluna



Características do Orixá Exu:

DIA DA SEMANA                                                                    
Segunda-feira.
CORES
Preto e vermelho.
SÍMBOLOS
Tridente e/ou bastão (opa ogó).
ELEMENTO
Fogo.
PLANTAS
Pimenta, capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã.
ANIMAIS
Bode.
METAL
Bronze, ferro (minério bruto).
COMIDAS
Farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos.
BEBIDAS
Cachaça.
SINCRETISMO
Santo Antônio (13/06) .
FUMO Charutos.
DOMÍNIOS (variados)

OQUE FAZ:Vigia as passagens,abre e fecha caminhos(materias e espirituias),protege contra inimigos e ajuda os amigos.
QUEM É: É quem dá a vitalidade,é o meio entre o orixá e o humano,é o protetor,está ligado ao sexo,da alegria.É esperto,apaixonado,brincalhão,criativo,amigo,impulsivo,persistente.
 

O QUE FAZ             

Nenhum comentário:

Postar um comentário