Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Orixás

oxala
OXALÁ
Obatalá, Orixalá, Orixa-Nlá,  Òrìsànlá

Oxalá é a Divindade que está assentada no pólo positivo do Trono da Fé.

Ele irradia o tempo todo seu fator cristalino que estimula a fé, trazendo sentimentos de religiosidade nos seres.
A Regência de Oxalá em nossas vidas se manifesta na necessidade de nos congregar, isto é, de nos unirmos a pessoas que possuem as mesmas idéias e ideais. É a irradiação da paz, da esperança, da serenidade, da humildade, da pureza.
A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É o nosso Deus interior. A voz de nossa consciência que tenta nos conduzir por caminhos luminosos, pois traz consigo a memória de outros tempos, o conhecimento empírico, o conhecimento adquirido por experiências anteriores.
As atribuições de Oxalá são as de não deixar um só ser sem o amparo religioso dos mistérios da Fé. Mas nem sempre o ser absorve suas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado dos espíritos encarnados.
Orixalá (O Orixá dos Orixás) acabou se popularizando como Oxalá e é considerado o orixá mais importante do panteão africano e bastante cultuado no Brasil. Não possui mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas é respeitado por todos, pois representa o patriarca, o chefe da família.
 
Sua maior festa é uma cerimônia chamada "Águas de Oxalá" que diz respeito a sua lenda dos sete anos de encarceramento, culminando com a cerimônia do "Pilão de Oxaguian", para festejar a volta do pai. Esse respeito advém da sua condição delegada por Olorun, da criação e governo da humanidade. Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiríam no mundo. Está  associado à criação do mundo e da espécie humana.
É o princípio gerador em potencial, o responsável pela existência de todos os seres do céu e da terra. É o que permite a concepção no sentido masculino do termo. Sua cor é o branco, porque ela é a soma de todas as cores e é em sua homenagem que vestimos branco em giras de umbanda.
Sincretizado em Jesus Cristo, sua imagem é figura obrigatoriamente colocada em lugar de honra em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda, em local elevado, geralmente destacada com iluminação. Homenageia-se Oxalá na representação daquele que foi o “filho dileto de Deus entre os homens”; entretanto, permanece, no íntimo desse sincretismo, a herança da tradição africana: “Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens”; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes que Jesus o fosse. Jesus Cristo é um avatar, um mestre ascencionado, um manifestador do Trono da Fé, um filho de Oxalá que encarnou para direcionar as pessoas nos caminhos da fé.
Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita para, com a esquerda, receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre.
Segundo textos antigos o significado do nome Cristo significa cristal, ou cristalino; esta é a referência de todos os mestres da luz que encarnaram na matéria para guiar a humanidade. Suas ondas magnetizadoras despertam a ética e iluminação filosófica nos seres, ou seja a base das religiões, algumas dessas ondas chegam até os nossos olhos cruzadas, fator que tornou o símbolo da cruz como referência ao mestre Jesus Cristo.
No Candomblé, Apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguiam, e velho – chamado Oxalufam. O símbolo do primeiro é uma idá (espada), o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado ôpá xôrô.
Em suas diversas mutações temos na Nação Ketu: Oxanguian, Oxalufá, Obatalá e Oduduwá. Na Nação Angola: Lemba. Lembarangaga e Guaratinhanha. Em todas elas é o Senhor da VIDA, também chamado "senhor da boa argila", devido a uma antiga lenda na qual Oxalá usava este material para criar os seres humanos.
Òrìsànlá ou Obàtálá (Obá N´ti Alá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia yoruba, é o criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumare e é considerado o maior de todos os Orixás.

É o mais velho dos Orixás, o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixas. É o pai de Oxalufan, que por sua vêz é o pai de Oxaguian.
Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte. É o reponsável pelos defeitos físicos, e é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e Exu castigou-o pregando a cabaça nas costas, razão pela qual não come sal: comer sal para êle constitui um ato de alto canibalismo. Ele deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala, durante três semanas tudo é silêncio, pois a palavra é dele.
LENDAS

Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Criou o homem de pedra - era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. Fez um ser de ar que depois de pronto retornou ao que era, apenas ar. Tentou, ainda, o azeite e o vinho sem êxito.

Triste pelas suas tentativas infecundas, Oxalá sentou-se à beira do rio, de onde Nanã emergiu indagando-o sobre a sua preocupação. Oxalá fala sobre o seu insucesso. Nanã mergulha e retorna da profundeza do rio e lhe entrega lama. Mergulha novamente e lhe traz mais lama. Oxalá, então, cria o homem e percebe que ele é flexível, capaz de mover os olhos, os braços, as pernas e, então, sopra-lhe a vida.
AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXALÁ
Os filhos de Oxalá, são pessoas respeitadas, tranqüilas, calmas até nos momentos mais difíceis, amáveis e pensativos, podendo, as vezes, serem autoritários.

São muito dedicados e caprichosos, mantém tudo sempre bonito, limpo. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.
Sabem argumentar bem, tendo uma queda para trabalhos que impliquem em organização. Gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos. São reservados, mas raramente orgulhosos.
Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando têm certeza de suas convicções; será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.
No Oxalá mais velho (OXALUFÃ) a tendência se traduz em ranzinze e intolerância, enquanto no Oxalá novo (OXAGUIÃ) tem certo furor pelo debate e pela argumentação.
Para Oxalá, a idéia e o verbo são sempre mais importantes que a ação, não sendo raro encontrá-los em carreiras onde a linguagem (escrita ou falada) seja o ponto fundamental.
Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum nem tão compacto e forte como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e se postar dão lugar a alguém com tendência a ficar curvado, como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo em se tratando de alguém muito jovem.
Para que o filho de Oxalá tenha uma vida melhor, deve procurar despertar em seu interior a alegria pelas coisas que o cerca e tentar ceder à sua natural teimosia.

TRONO
Trono Masculino da Fé
Linha:Fé
Fator:Cristalizador, Magnetizador, Congregador
Essência:Cristalina
Polariza com:Oyá Tempo
Cor:Branca, dourado, transparente
Fio de Contas:Contas e Miçangas brancas e leitosas. Firmas Brancas.
Ferramentas: jóias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas e búzios, para Oxalá de Oromilá acrescentamos olhos de prata
Ervas:Tapete de Oxalá(Boldo), Saião, Colônia, Manjericão Branco, Rosa Branca, Folha de Algodoeiro, Sândalo, Malva, Patchouli, Alfazema, Folha do Cravo, Neve Branca, Folha de Laranjeira, poejo, camomila, chapéu de couro, coentro, gerânio branco, arruda, erva cidreira, alecrim do mato,hortelã, folhas de girassol, branco, aguapé (golfo de flor branca), alecrim da horta, alecrim de tabuleiro, baunilha, camélia, carnaubeira, cravo da índia), fava pichuri, fava de tonca, folha de parreira de uva branca, maracujá (flores), macela, palmas de Jerusalém, umbuzeiro, salsa da praia
Símbolos:Estrela de 5 pontas, cruz
ponto na Natureza:Praias desertas, colinas descampadas, campos, campinas, parques, bosques, montanhas, qualquer lugar limpo e agradável
Flores:Lírios brancos e todas as flores que sejam dessa cor, as rosas de preferência sem espinhos.
Essências:Aloés, almíscar, lírio, benjoim, flores do campo, flores de laranjeira.
Pedras:Diamante, cristal de rocha, perolas brancas.
Metais:Prata, platina, ouro branco).
Saúde:Não tem área de saúde específica, pois abrange todo nosso corpo e nosso espírito.
Planeta:Sol.
Chacra:Coronário
Saudação:Exê Uêpe Babá, Oxalá é meu Pai; Êpa, êpa Babá (viva o Pai). 
Bebida:Água mineral, ou vinho branco doce ou vinho tinto doce.
Animais:Pomba Branca, Caramujo, coruja branca
Comidas:Canjica, Acaçá, Mungunzá.
Números:10 (Oxalufã), 8 (Oxaguiã).
Data Comemorativa:25 de Dezembro
Sincretismo:Jesus Cristo.Oxalá Obocum,.Oxalá Olocum e Oxaguiã: Menino Jesus de Praga .Oxalufã: Senhor do Bonfim
Oxalá Dacum e Oxalá Jobocum: Sagrado Coração de Jesus
Oxalá de Oromilá: Espírito Santo ou Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário