Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dias da Semana e Saudação aos Orixás e Entidades

É comum se falar sobre orixá e entidades,mais muito pouco se fala sobre seu dia de melhor atuação e qual o sigficado de suas saudações vamos falar sobre isso hoje.

* Dia

° Segunda-Feira
Exu,Pombo Gira,Olaluayê,Omulu,Preto Velho(Almas)
° Terça-Feira
Ogum,Boiadeiro,Baianos,Oxumarê.

°Quarta-Feira
Xangô,Iansã,Obá(boadeiros que trabalham para esses orixás passam a ter seu dia na quarta e não na terça).

°Quinta-Feira
Oxóssi,Caboclos,Logum Edé,Ossaim

°Sexta-Feira
Oxalá,Almas Santas,Linha do Oriente,Pomba Gira,Exu e Exu Mirim.

°Sábado
Yemanjá,Oxum,Iansã,Nanã Buroquê,Ondinas,Sereias,Iarasa,Marinheiros.
°Domingo
Cosme e Damião,Erês,Ciganos.

Saudações Orixás :

°Ogum:Ogunhê = Brado dos guerreiros de Ogum representando sua força
Patakori Ogum = Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça/ou casa(saudação feita quand Ogum está em terra).

ºOxóssi: Okê Arô = Salve o grande caçador.
°Xangô: Kaô kabisilê = Salve vossa Alteza Real

°Omulu e Obaluaiê: Atotô = Silêncio ele está entre nós.

ºOxumarê: Arrobobô oxumarê = Salve o senhor das águas supremas.

°Ossãim: Ewê ô = Salve o senhor das folhas.

°Logum Edé:Olorikim Logum = Traga suas forças(agilidade) Logum.

ºOxalá/Oxalálufã/Oxaláguiã:Èpa Bàbá = O senhor realiza(pedir),obrigado Pai.

ºNanã Buroquê:Saluba Nanã/ou Saluba vovó = Salve a senhora mãe de todas as mães.

°Oxum: Ora yê yê ô = Salve senhora da bondade.

°Yemanjá: Odô iyá = Amada senhora dos mares.

°Iansã: Eparêy Oyá/ou Iansã = Saudação aos majestosos ventos de Iansã.

°Obá:Obá Xiré Yá = Eu saudo seu conhecimento senhora da Terra.

°Egunitá:Kaliyê = Salve senhora do fogo minha mãe.

Saudação as Entidades :

°Preto Velho:Adorei as Almas = Salve as Almas.


°Caboclo:Okê Caboclo = Salve o grande caboclo.


°Boaiadeiro:Xetro marrumbaxetro/Ou Xetruá= Salve estradeiro


°Baiano:É da Bahia meu pai/ou Saravá = Salve suas forças.


ºMarinheiro: Odô yá/ou Salve = Salve Marujo


Erê:Oni beijada = Ele é dois(pureza + beleza).


Ciganos:Arriba povo Cigano/ou Opcha = Avante(caminhos).

ºExu: Laroyê Exu + Exu é mojubá = Olhe por mim Exu.

ºExu Mirim: Laroyê Exum Mirim + Exu Miriam é mojubá = Olhe por mim Exu Mirim. 

ºPomba Gira :Laroyê Pomba GiraPomba + Gira Saravá = Olhe por mim Pomba Gira Salve sua forças.

 

4 comentários:

  1. Muito bom, gostamos.
    Atencisosamente,
    -SEBO MÍSTICO
    www.sebomistico.com.br

    ResponderExcluir
  2. Presídio de ir no templo da umbanda

    ResponderExcluir
  3. Faz alguns meses que não vou a um terreiro de umbanda, me mudei e tive que deixar o terreiro no qual eu fui iniciada.
    Sinto muita falta.
    Adorei o que encontrei aqui no blog, que a sabedoria de quem está a frente do blog se estenda e que pai Olorum continue a abençoar.

    ResponderExcluir