Fundamentos da Umbanda
A Umbanda esta fundamentada nos seguintes conceitos:
RELIGIÃO, FILOSOFIA E CIÊNCIA
Sustenta-se sob três pilares:
AMOR, FÉ E CARIDADE.
Nosso Lema:
"A PRÁTICA DA CARIDADE É A NOSSA BANDEIRA"
RELIGIÃO
Crença em um DEUS ÚNICO, Zâmbi ou simplesmente Deus - Em sua benevolência e em sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e social.
A prática da caridade pura, com base no Evangelho de Jesus Cristo (Oxalá), o qual é o mestre supremo (ditado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas). Provendo a evolução moral do ser através de ensinamentos assistemáticos e posteriormente sistemáticos com bases no EvangelhoTratamentos Espirituais:
"A caridade é a base da Umbanda, e ela pode se dar por meio de auxílio e tratamentos espirituais"
1. Auxílio religioso com orientação e conforto espiritual nos princípios Cristãos.
2. Auxílio magístico com movimentação de forças da natureza em prol da criatura.
3. Cultos aos Sagrados Orixás como divindades, provendo a integração do ser às hierarquias Divinas.
4. Esgotamento e aceleração cármica do ser, através da conscientização e orientação.
5. Socorro espiritual aos inúmeros problemas físicos, espirituais (obsessivos e de ordem íntima).
FILOSOFIA
Com bases, nos exemplos das três frentes de trabalho do povo de Aruanda:
Preto-Velhos - Exemplificando a SABEDORIA COM HUMILDADE;
Índios e Caboclos - Exemplificando a SIMPLICIDADE;
Crianças - Exemplificando a PUREZA DE CORAÇÃO.
A base doutrinária de Nosso Senhor Jesus Cristo:
1. A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador, de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixás são emanações da Divindade, como todos os seres criados.
2. O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá através das vidas sucessivas – a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento da criatura.
3. Existe uma Lei de Justiça universal, que determina a "cada um colher o fruto de suas ações", que é conhecida como Lei do "Carma" ou de "Causa e Efeito".
4. A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.
5. A Umbanda possui uma identidade própria, e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles:
5.1 - Umbanda e Catolicismo são diversos, apesar do sincretismo, que teve suas raízes históricas.
5.2 - Umbanda e Espiritismo são diversos, embora ensinem as mesmas Grandes Leis milenares da Evolução, do Carma e da Reencarnação. O ESPIRITISMO e o UMBANDISMO como Doutrinas, embora se respeitem não se confundem, pois que são duas Doutrinas, ambas de conseqüências e direção filosófica e religiosa na mesma fé, mas perfeitamente distintas e individualizadas conforme a forma de trabalho prático. As questões de conceito científico, filosófico e religioso da UMBANDA TRADICIONAL, estão apoiadas na luz trazida pelos espíritos superiores através do ESPIRITISMO.
5.2.a - O estudo científico, a fim de que possamos compreender e estabelecer as comunicações com os espíritos, bem como o estudo da mediunidade.
5.2.b - A filosofia, com as mesmas indagações e respostas esclarecidas a luz dessa Doutrina.
5.2.c - Religiosamente pratica o Cristianismo sustentado no amor, fé e caridade. Na prática de suas atividades, exemplifica a simplicidade e humildade trazida pelos espíritos condutores dessa tarefa junto à humanidade.
5.3 - Umbanda e Candomblé são diversos, embora ambos realizem o intercâmbio com os Planos Invisíveis, contudo a UMBANDA não realiza os sacrifícios de animais, nem usa sangue em seus trabalhos.
6. A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livro-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.
7. A Umbanda não realiza em qualquer hipótese o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.
8. A Umbanda não preconiza a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forças da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.
9. Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimentos, consultas ou trabalhos.
"Quem cobra por serviço espiritual não é verdadeiramente umbandista".
Nenhum comentário:
Postar um comentário