Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Médiuns Novos (Médiuns Iniciantes de Umbanda)


Venho falar hoje sobre alguns fatos que observado em alguns "mediuns novos"

É comum sentir medo, receio, a velha pergunta "o que é que eu to fazendo aqui no meio do terreiro, to ficando louco???"

Tudo muito natural, porém em alguns casos, existem irmãos que passam a se sentir donos de certos “poderes" não é tão incomum ouvir histórias do tipo "agora eu incorporo, então é só pedir tal coisa para meu guia que logo alcançarei...”

Mas o pior é quando o recém nascido médium passa a BRINCAR com os guias, o médium ainda está em desenvolvimento, na gira ainda, mas ele se envaidece tanto, que começa a achar que já está no “super nível” de pai de santo, ele passa a incorporar em casa por qualquer motivo, passa a querer dar consultas, e mal entrou na gira e já está "recebendo com firmeza", aí meus irmãos... mora o grande perigo, espíritos que gostam de brincar vagam por aí o tempo todo, como semelhante atrai semelhante, é muito fácil que esses espíritos se aproveitem desse irmãozinho desavisado...

Como o médium ainda está no comecinho de sua gira, não sabe ainda discernir as energias, pois ainda é tudo muito confuso, os guias diante de tal situação vão se afastando, até mesmo diante da energia que o médium apresenta, então quem vai se aproximar desses médiuns? Esses espíritos, e começam a brincar da mesma maneira, até que em determinado momento o guia chefe da casa tem de intervir e o médium passa literalmente VERGONHA!

Não adianta dizer: Ah mas eu não sei o que aconteceu, por que esse quiumba (cada um chama como preferir, costumo chamar de quiumba) se aproximou e tomou conta dessa forma...

Ora meus irmãos, orai e vigiai, vamos analisar nossos próprios atos, ser médium é um dom maravilhoso, porém uma responsabilidade muito grande, a partir do momento que nos dispomos ao desenvolvimento estamos nos comprometendo com o plano espiritual, e eles não estão aqui para serem chamados para dizer se devo ou não aceitar um namoradinho novo, se devo ou não pedir aumento para meu chefe!!!

É certo que pedindo com fé o auxilio virá, em forma de sonhos, intuição, ou seja lá qual for a forma que eles encontrarão para nos auxiliar, mas ficar chamando o tempo todo é abuso, eles também têm seu trabalho a fazer no plano espiritual!!! Ficar brincando de receber Guia é um ato muito perigoso sem falar que é triste, pois está alimentando a vaidade!!

Quantos casos já ouvimos de fulano que estava em desenvolvimento e começou a chamar guias em casa ou na casa de amigos para consultas, e na hora que o " bicho pega " acaba se prejudicando e puxando para si cargas pesadas demais para seu grau mediúnico!!! E os que se utilizam de seus guias para amedrontar os da família? Ou para mandar e desmadar diante da CAPA do guia? Brincam com sentimentos e com a vida das pessoas! "Meu guia mandou dizer que é pra você não falar mais com tal pessoa" ou "Meu guia mandou dizer que é pra você fazer isso ou aquilo por mim que você será recompensado por ele" E o engraçado é que quando o guia vem em terra ele nem fala!!! Respeito, meus irmãos, não faça ao próximo o que não gostaria que fizessem a você, apenas respeite os guias e as pessoas igualmente!!!

Não é necessário ENDEUSAR o Guia, nem para si nem para os outros, esteja certo de que ele é muito mais humilde do que você pinta por aí, e nem está interessado em mandar e desmandar na vida pessoal de ninguém, é certo que diante de perigos eles nos irão alertar, mas daí temos o livre arbítrio de aceitar ou não o conselho!

Admiro muito as casas que dão "educação" a seus filhos de santo, é importantíssimo que os médiuns sejam devidamente orientados para que não caiam nesse tipo de armadilha armada por eles mesmos e pela vaidade que alimentam!! E ainda assim, não duvidem sempre acontece com um ou outro, mesmo diante de uma orientação responsável e correta ainda erram... Porque?

Por serem humanos, todos nós estamos passiveis de erros, mas se formos orientados ou lermos em alguma "lista da internet" o que alguma maluca escreveu poderemos prestar mais atenção para não errar e sofrer lá adiante...

Calma, determinação, força, objetividade, confiaça, espiritualização... Irmãos... um passo de cada vez! Mediunidade é coisa Santa e devemos vivê-la Santamente... Paz e Luz na Coroa de todos os Irmãos Mediuns de Umbanda.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oração aos Orixás.


Salve o grito do grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio médiuns mentirosos e charlatões.
Deus salve a espada de Ogun, que corta de nossos caminhos os que alimentam o ódio e a inveja.
Deus salve a flecha de Oxosse, que mata o pássaro da maldade e da traição.
Deus salve as águas de Oxun, que lava nossos caminhos da mentira e da falsidade.
Deus salve o vento de Iansã, que expulsa os que alimentam pensamentos da promiscuidade e infidelidade.
Deus salve as águas de Yemanjá, que lava nossos Terreiros dos que alimentam a falta de amor e respeito ao próximo.
Deus salve as chuvas de Nana, que trazem o peso da responsabilidade, afastando os ociosos e oportunistas.
Deus salve o cajado de Omolú, que expulsa as doenças do egoísmo e da desordem.
Deus salve nosso pai Oxalá, que guarda nossa Umbanda daqueles que ainda não conhece o verdadeiro sentido da caridade.
Deus salve a nossa Umbanda, que não desampara os que ainda se arrastam pelos caminhos da ignorância e da hipocrisia.
Amém.

Formas de incorporar dos Pretos Velhos e as suas especialidades

Sua forma de incorporar é compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés fixados no chão. Eles se locomovem apenas quando incorporam para as saudações necessárias (atabaque, gongá, etc...) e depois eles sentam e praticam sua caridade. Podemos encontrar alguns que se mantém em pé. É possível ver os Pretos-Velhos dançando, mas esse dançar é subtil e apenas com movimentos dos ombros quando sentados. Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser como o de falar. Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas. A linha é um todo com suas características gerais, mas as diferenças ocorrem porque os Pretos-Velhos são trabalhadores de Orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência da irradiação do Orixá para quem eles trabalham. Essas diferenças são evidenciadas na incorporação, na maneira de trabalhar e na sua especialidade. Para exemplificar, separaremos abaixo por Orixás:

Pretos-Velhos De Ogum

São mais rápidos na sua forma de incorporar e sem muita paciência com o médium e por vezes com outras pessoas que estão cambonando e até consulentes. São directos na sua maneira de falar, não enfeitam muito suas mensagens, às vezes parece que estão brigando, para dar mesmo o efeito de "choque", mas são no fundo extremamente bondosos tanto para com seu médium e para as outras pessoas. São especialistas em consultas encorajadoras, ou seja, encorajando e dando segurança para aqueles indecisos e "medrosos". É fácil pensar nessa característica, pois Ogum é um Orixá considerado corajoso.

Pretos-Velhos De Oxum

São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão directos para falar, eles enfeitam ao máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é "chocar" e sim, fazer com que a pessoa reflicta sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-Velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. Ás vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mas é necessário para a evolução daquela pessoa.

Pretos-Velhos De Xangô

Sua incorporação é rápida como a de Ogum. Assim como os caboclos de Xangô, trabalham para causas de prosperidade sólida, bens como casa própria, processo na justiça e nas realizações profissionais. Passam seriedade em cada palavra dita. Cobram bastante de seus médiuns e consulentes.

Pretos-Velhos De Iansã

São rápidos na sua forma de incorporar e falar. Assim como os de Ogum, não possuem também muita paciência para com as pessoas. Essa rapidez é facilmente entendida, pela força da natureza que os rege e é essa mesma força lhes permite uma grande variedade de assuntos com os quais ele trata, devido a diversidade que existe dentro desse único Orixá. Geralmente suas consultas são de impacto, trazendo mudança rápida de pensamento para a pessoa. São especialistas também em ensinar directrizes para alcançar objectivos, seja pessoal, profissional ou até espiritual. Entretanto, é bom lembrar que sua maior função é o descarrego. É limpar o ambiente, o consulente e demais médiuns do terreiro, de Eguns ou espíritos de parentes e amigos que já se foram, e que ainda não se conformaram com a partida permanecendo muito próximos dessas pessoas.

Pretos-Velhos De Oxossi

São os mais brincalhões, suas incorporações são alegres e um pouco rápidas. Esses Pretos-Velhos geralmente falam com várias pessoas ao mesmo tempo. Possuem uma especialidade: a de receitar remédios naturais, para o corpo e a alma, assim como emplastros, banhos e compressas, defumadores, chás, etc... São verdadeiros químicos em seus tocos. Afinal não podiam ser diferentes, pois são alunos do maior "químico" Oxossi.

Pretos-Velhos De Nanã

São raros, a sua maneira de incorporação é de forma mais envelhecida ainda. Lenta e muito pesada. Enfatizando ainda mais a idade avançada. Falam rígido, com seriedade profunda. Não brincam nas suas consultas e prezam sempre o respeito, tanto do médium quanto do consulente, e pessoas à volta como: cambonos e pessoas do terreiro em geral e principalmente do pai ou da mãe de santo.Cobram muito do seu médium, não admitem roupas curtas ou transparentes. Seu julgamento é severo. Não admite injustiça. Costumam se afastar dos médiuns que consideram de "moral fraca". Mas prezam demais a gratidão, de uma forma geral. Podem optar por ficar numa casa, se seu médium quiser sair, se julgar que a casa é boa, digna e honrada. É difícil a relação com esses guias, principalmente quanto há discordância, ou seja, não são muito abertos a negociação no momento da consulta. São especialistas em conselhos que formem moral, e entendimento do nosso karma, pois isso sem dúvida é a sua função. Actuam também como os de Inhasã e Obaluaiê, conduzindo Eguns.

Pretos-Velhos De Obaluaiê

São simples em sua forma de incorporar e falar. Exigem muito de seus médiuns, tanto na postura quanto na moral. Defendem quem é certo ou quem está certo, independente de quem seja, mesmo que para isso ganhem a antipatia dos outros. Agarram-se a seus "filhos" com total dedicação e carinho, não deixando, no entanto de cobrar e corrigir também. Pois entendem que a correcção é uma forma de amar. Devido à elevação e a antiguidade do Orixá para o qual eles trabalham, acabam transformando suas consultas em conselhos totalmente diferenciados dos demais Pretos-Velhos. Ou seja, se adaptam a qualquer assunto e falam deles exatamente com a precisão do momento. Como trabalha para Obaluaiê, e este é o "dono das almas", esses Pretos-Velhos são geralmente chefes de linha e assim explica-se a facilidade para trabalhar para vários assuntos. Sua "visão" é de longo alcance para diversos assuntos, tornando-os capazes de traçar projetos distantes e longos para seus consulentes. Tanto pessoal como profissional e até espiritual. Assim exigem também fiel cumprimento de suas normas, para que seus projetos não saiam errados, para tanto, os filhos que os seguem, devem fazer passo a passo tudo que lhes for pedido, apenas confiando nesses Pretos-Velhos. Gostam de contar histórias para enriquecer de conhecimento o médium e as pessoas à volta.

Pretos-Velhos De Yemanjá

São belos em suas incorporações, contudo mantendo uma enorme simplicidade. Sua fala é doce e meiga. Sua especialidade maior é sem dúvida os conselhos sobre laços espirituais e familiares. Gostam também de trabalhar para fertilidade de um modo geral, e especialmente para as mulheres que desejam engravidar. Utilizando o movimento das ondas do mar, são excelentes para descarrego e passes.

Pretos-Velhos De Oxalá

São bastante lentos na forma de incorporar, tornam-se belos principalmente pela simplicidade contida em seus gestos. Raramente dão consulta, sua maior especialidade é dirigir e instruir os demais Pretos-Velhos. Cobram bastante de seus médiuns, principalmente no que diz respeito à prática de caridade, bom comportamento moral dentro e fora do terreiro, ausência de vícios, humildade; enfim o cultivo das virtudes mais elevadas.

Limitar-se a ouvir

Há momentos em que devemos pensar em cada palavra que nos vem à boca, pois, julgando ao próximo, estaremos julgando a nós mesmos.
Devemos primeiro olhar os nossos erros, para depois olhar os dos outros.
Cada ação produz uma consequência na corrente dos elos, que são as nossas vidas aqui na Terra.
Se julgarmos alguém, sem a certeza de estarmos julgando corretamente, seremos cobrados por nossas ações, pois Jesus disse: "Jogue a primeira pedra aquele que não tem pecados".
Cuidado com o que você fala, pois, tenha certeza, de que tudo estará escrito no Livro Sagrado de Deus.
Meus filhos! Não sei se sou digno de uma missão tão bonita e ardorosa como esta, mas tenho a consciência de que a estou realizando com todo o amor que sou capaz de transmitir. Vocês se julgam por não saberem amar a si mesmos. Tenho a certeza de que o julgamento de vocês chegará favoravelmente, pois, confio que estarão na realização de sua tarefa, uma importante missão designada por Nosso Senhor, Jesus Cristo, e por Deus.
Assim resgatarão as suas heranças transcendentais.

Como vencer os obstáculos 

Linhas que separam a verdade da mentira. Ténues, frágeis, difíceis de ser notadas até por aqueles que se dignem observá-las. Caminhos tortuosos e caminhos em linha reta. Maneiras de vencer os espinhos em nossa vida. Caminhos estreitos, distantes de possuírem a beleza das vias arborizadas, enfeitadas com luzes ou disfarçadas pela neblina.Estradas que nos levam a vales floridos, encantados, e estradas que nos conduzem ao tenebroso, ao inexplorado ou ao superficial. Quantas vezes você já não desejou ter algum bem material, ou até mesmo o amor de uma pessoa que está fora do seu alcance, afastando as ferramentas justas e honestas que nos foram concedidas pela Graça Divina, entre elas o LIVRE ARBÍTRIO?
Temos a capacidade de decidir, por meio de nossa personalidade e consciência, a melhor maneira de alcançar os objetivos. Facilitando ou dificultando, ajudando-nos ou não a percorrer a estrada que não foi, de forma alguma, traçada sem uma meta. Os obstáculos são muitos ou poucos, pois eles dependem única e exclusivamente da maneira com que os encaramos.
Busque, pela meditação, focalizar em sua mente coisas boas, harmoniosas, e o seu sol interior lhe mostrará a melhor escolha. Desde o princípio dos tempos, desde que Deus criou este e muitos Universos, somos capazes de decidir o nosso rumo. Decidir entre o BEM e o MAL.
O quê? E o porquê? Depende somente de nós.
Filhos, somos como que nossos pais nos moldaram, seremos o que quisermos ser.


Viva os Erês ......

As Crianças da Umbanda – Erês

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns da Umbanda. Na sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás. As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums tais como: Joaninha, Cosme, Mariazinha, Zezinho, Damião, Pedrinho, Doum, Tupiaçuzinho, Crispim, Luluzinha, Chiquinho, Crispiniano, Aninha, Juquinha.
Com Criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas num médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. Os “meninos” são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as “meninas” são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc… A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho. A entidade conhecida na umbanda por “Erê “ é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e o refrigerante ( a famosa água de bolinhas ) e trata a todos por Tio e Vô. Os Erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro. Segundo a lenda africana, os Orixás-Crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá, o pai de toda a Criação. São a alegria que contagia a Umbanda; são a pureza, a inocência e, por isso mesmo, os detentores da verdadeira magia, extremamente respeitados pelos Caboclos e pelos Pretos-Velhos. Uma característica marcante na Umbanda em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos, sendo ele o protector das crianças nessa faixa de idade.

CRIANÇAS NA UMBANDA

 “A criança é o presente de Deus à família."

Cada criança é criada na imagem especial e semelhança de Deus por maiores coisas – amar e ser amado.”
Madre Teresa de Calcutá
crinacas
Por força de expressão, também chamadas de “beijada”, “Ibejis”, “Erês”, “Cosminhos” ou, o que é o mais correto, simplesmente crianças. Muito temos a aprender com as Crianças na Umbanda, “se todos tivessem olhos de Crianças não haveriam mais guerras”, “Se nos permitirmos ser mais crianças, em nosso dia-a-dia, seriamos muito mais alegres”, “A pureza das Crianças é cor em nossas vidas”, “O Reino dos Céus pertence às Crianças, aos puros de coração”, “Quando as Crianças estão em terra tudo vira arco-íris” e etc.
Muitos não conseguem ver a importância dos trabalhos das Crianças, não percebem o quanto elas realizam apenas “brincando” e comendo doces.
Muitas Crianças que incorporam na Umbanda são encantados que nunca encarnaram, outras encarnaram apenas uma vez. Estão mais ligadas ao plano encantado da natureza do que ao natural humano, Crianças vibram as forças da natureza de forma sutil, mas de forma intensa, assim umas são das cachoeiras, outras das praias, do mar, das pedreiras, das matas…
Quando incorporadas elas vibram, o tempo todo, a energia encantada do reino a que estão ligadas, basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doces, que acontece toda uma limpeza espiritual.
Energias negativas são absorvidas pelos mistérios que sustentam o trabalho das Crianças pela esquerda e pelo embaixo, enquanto o alto e a direita irradiam a energia que precisamos para nos amparar e mudar nossa visão de mundo.
Muitas vezes queremos que nossa vida mude e esquecemos que se nós não mudamos nosso comportamento a vida também não muda.
Crianças nos ajudam e muito a renovar nossas atitudes, a começar de novo, como uma criança que começa outra vez sua tarefa no plano material.
Crianças estão muito ligadas às cores, ao arco-íris, alegria, desprendimento material e pureza. As Crianças não são “espíritos adultos” se passando por crianças, o que não seria nada natural, e sim “espíritos infantis”, espíritos que ainda não se humanizaram por completo.
Estão mais ligadas as realidades anteriores da humana, aos planos encantados da natureza, que “estagiamos” antes de entrar no natural de reencarnações na matéria. Estão em um estágio anterior, por isso podemos considera-las espíritos infantis e elas nos vêem como mais velhos.
Mas não tem a mente adormecida, algumas têm lembranças de séculos. Para vir na Umbanda passam por um preparo no astral, elas chamam de escolinha, respondem no grau de guias pois tem muito a dar e realizam um trabalho muito importante.
Muitas trabalham acompanhando de perto a nossa infância, enquanto somos crianças elas têm maior acesso e facilidade para nos ajudar pois nossa vibração fica mais próxima à delas.
Resumindo crianças trabalham e muito, que para elas é uma alegria. Temos crianças de todos os Orixás, a “força Ibeji” é a força infantil do plano encantado das Crianças, um dos Orixás mais atuantes na corrente das crianças é Oxumaré (lembre-se das cores, bexigas e arco-íris).
Podemos oferenda-las em praças, parques e cachoeiras, ou um outro local especificado pelas mesmas.